Ted Cruz é o vencedor para a indicação republicana no caucus de Iowa

Des Moines (EUA), 1 fev (EFE).- O senador pelo Texas Ted Cruz é o vencedor, por 4 pontos percentuais a mais que o magnata Donald Trump, na disputa pela indicação do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, com mais de 99% das zonas eleitorais apuradas no caucus do estado de Iowa.

Segundo projeções da emissora "CNN" e do jornal "The Washington Post", o senador favorito dos eleitores evangélicos, de origem cubana, registrou 28% de apoio, frente a 24% de Trump, seu principal rival, no caucus de Iowa, que inicia a etapa de eleições primárias dos EUA.

Em terceiro lugar ficou o senador pela Flórida, Marco Rubio, com 23%, que foi ganhando apoio assim que a apuração foi avançando.

Em seguida, mas bem longe dos demais, se encontram o neurocirurgião Ben Carson, com 9%, e o senador por Kentucky Rand Paul, com 4,5%.

Tanto Cruz como Trump apareciam praticamente empatados nas pesquisas prévias entre os pré-candidatos republicanos, por isso os resultados são um triunfo para o senador pelo Texas, e também para Rubio, mas uma decepção para o magnata imobiliário, que tinha se mostrado convencido de sua vitória em Iowa.

Por outro lado, a disputa democrata mostrava uma luta apertada entre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, cuja vantagem era de apenas um ponto percentual, frente ao senador por Vermont Bernie Sanders, com 85% das zonas eleitorais apuradas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos