Trump se diz "honrado" de ter conseguido o 2º lugar no caucus de Iowa

Des Moines (EUA), 1 fev (EFE).- O magnata imobiliário Donald Trump se disse "honrado" nesta segunda-feira por ter terminado em segundo lugar no caucus (assembleias populares) republicano de Iowa, que dá início ao processo de eleições primárias para a presidência dos Estados Unidos, atrás do senador Ted Cruz, e reiterou seu convencimento de que alcançará a vitória nas primárias de New Hampshire, na semana que vem.

"Iowa, eu amo vocês. Estou honrado de ter terminado em segundo lugar", afirmou Trump poucos minutos após conhecer os resultados do caucus de Iowa, onde obteve 24% de apoio contra 28% de Cruz.

Após parabenizar o vencedor, Trump lembrou que ainda conta com ampla vantagem nas pesquisas para as primárias de New Hampshire, que acontecem no dia 9 de fevereiro.

"Continuaremos para conseguir a indicação republicana, e vencer Hillary Clinton ou Bernie Sanders, seja quem for o rival", ressaltou a controvertido magnata, em referência aos candidatos democratas que lideram a disputa desse partido.

Por fim, Trump destacou seu "amor" pelo pequeno estado do meio oeste, onde se iniciam oficialmente as eleições presidenciais nos EUA.

"Voltarei muitas vezes, de fato, acho que comprarei uma fazenda em Iowa", brincou Trump.

A disputa democrata, por sua vez, mostra uma luta apertada entre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, cuja vantagem era de apenas meio ponto percentual sobre o senador por Vermont Bernie Sanders, com 90% das zonas eleitorais apurados no caucus de Iowa. EFE

afs/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos