Irlanda irá às urnas para escolher novo governo em 26 de fevereiro

Dublin, 3 fev (EFE).- O primeiro-ministro irlandês, o conservador Enda Kenny, anunciou nesta quarta-feira que as eleições gerais serão realizadas em 26 de fevereiro, após uma das campanhas mais curtas na história deste país.

Kenny confirmou a data do pleito em sua conta no Twitter, após comunicar à câmara Baixa do parlamento de Dublin que, após sua dissolução, iniciará uma nova legislatura em 10 de março.

Segundo estabelece o protocolo, o dirigente democrata-cristão se reuniu depois com o presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins -que ostenta um cargo principalmente representativo-, para oficializar a dissolução do parlamento e dar o tiro de largada à campanha eleitoral.

O primeiro a pedir o voto ao eleitorado irlandês foi o próprio Kenny em sua mensagem de vídeo no Twitter, na qual destacou as conquistas de seu governo, de coalizão entre democratas-cristãos e trabalhistas, para salvar o país do colapso econômico e restaurar sua reputação internacional desde que chegou ao poder em fevereiro de 2011.

Três meses antes, o anterior Executivo, também de coalizão entre o centrista Fianna Fáil -o partido hegemônico durante décadas- e os Verdes pediram à União Europeia (UE) e ao FMI um resgate de 85 bilhões de euros, um programa de ajuda que aplicaram quase em sua totalidade conservadores e trabalhistas, e que abandonaram com sucesso em dezembro de 2013.

"Após cinco anos, ainda restam muitos desafios e a tarefa não está acabada, mas trabalhando juntos podemos conseguir verdadeiros progressos", disse Kenny.

O líder do partido Fine Gael garantiu que a economia "volta a crescer mais do que em qualquer outro país da UE".

"Acabou o resgate, a troika se foi e já não há mais dívida bancária. A Irlanda se movimenta claramente na direção correta", acrescentou Kenny, de 64 anos, que indicou que não optará para um terceiro mandato voltar a ganhar as eleições de 26 de fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos