Parlamento birmanês elege candidato de Suu Kyi para presidir Câmara Alta

Bangcoc, 3 fev (EFE).- O Parlamento de Mianmar nomeou nesta quarta-feira o candidato do partido da Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, como presidente da Câmara Alta (Senado), dando passagem agora ao processo de indicação do próximo presidente do país.

A Liga Nacional para a Democracia (NLD) de Suu Kyi venceu com grande maioria nas eleições de 8 de novembro e escolheu Mann Win Khaing Than, da minoria kayin, segundo o portal "Irrawaddy". Na votação também foi eleito Aye Tha Aung, do Partido Nacional Arakan, da minoria rakhine, como vice-presidente da Câmara na qual a NLD dispõe de 135 dos 168 elegíveis.

A formação da Câmara Alta aconteceu dois dias depois da formação da Câmara Baixa, onde a formação opositora também fez valer sua maioria para impor seu candidato como presidente.

A NLD dispõe de 80% dos deputados eleitos no parlamento, no qual um quarto das 653 cadeiras é designado pelos militares, conforme a Constituição aprovada pela última junta militar. Após sua formação, cada Câmara proporá um candidato a presidente do país que, junto a outro proposto pelo exército, será eleito em uma votação conjunta do Legislativo.

Entre estes eles estará Suu Kyi por conta de uma disposição da Constituição que veta para este cargo candidatos com familiares estrangeiros, como é o caso do líder da NLD, cujos dois filhos têm passaporte britânico. Suu Kyi afirmou antes das eleições que estará acima do presidente e liderará o próximo governo, apesar de não esclarecer como.

Nos últimos dias, a imprensa local informou que Suu Kyi se reuniu com o chefe das forças armadas, Min Aung Hlaing, para falar da possibilidade de ela ocupar a chefia do Estado, o que requereria uma emenda da Constituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos