Senador republicano Rand Paul desiste de campanha pela presidência dos EUA

Washington, 3 fev (EFE).- O senador Rand Paul anunciou nesta quarta-feira a desistência de sua campanha pela candidatura presidencial republicana nos EUA, após ficar em quinto lugar no caucus de Iowa realizado na segunda-feira.

Em comunicado divulgado por sua equipe de campanha, o senador por Kentucky afirma que, apesar de deixar a disputa republicana, seguirá "preparado e disposto a brigar pela causa da liberdade".

Paul afirmou que durante sua campanha pela presidência, anunciada em abril do ano passado, milhares de jovens se uniram à sua mensagem a favor de "um governo limitado" e de uma "política externa razoável".

O senador focou sua candidatura como um republicano "diferente" em comparação com os rivais, devido à rejeição à política externa intervencionista dos EUA, suas ideias libertárias e sua defesa de um papel mínimo do Estado.

A desistência de Paul é a terceira após o caucus de Iowa, já que na própria segunda-feira dois ex-governadores se retiraram da disputa: Martin O'Malley pelo lado democrata e Mike Huckabee pelo republicano.

Com o processo de primárias dos partidos recém-iniciado em Iowa, concorrerão às votações da próxima terça-feira em New Hampshire dois candidatos pelo lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o senador Bernie Sanders, e um total de 10 pelo republicano.

No caucus de Iowa, Hillary venceu Sanders, enquanto entre os republicanos o senador Ted Cruz liderou, seguido pelo magnata Donald Trump e pelo também senador Marco Rubio.

Para as primárias da próxima terça-feira em New Hampshire, partem com vantagem Sanders, com 55% de apoio contra 38% de Hillary, e Trump entre os republicanos, com 33% contra 12% de Cruz, segundo a média diária das principais pesquisas de intenções de voto elaboradas pelo site RealClearPolitics.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos