CS da ONU se reunirá amanhã para debater sobre a Síria

Nações Unidas, 4 fev (EFE).- O Conselho de Segurança (CS) da ONU se reunirá nesta sexta-feira para analisar o estado das conversas de paz sobre a Síria, suspensas por falta de avanços, segundo anteciparam hoje fontes diplomáticas.

No encontro, marcado hoje mesmo e que será realizada a portas fechadas, espera-se que o mediador das Nações Unidas para esse processo, Staffan de Mistura, relate aos 15 membros do Conselho sobre sua decisão de suspender as conversas.

De Mistura anunciou na quarta-feira uma pausa do diálogo até o dia 25 por causa da falta de progressos e da impossibilidade de obter do governo de Damasco um gesto humanitário que dê esperanças de se chegar a um resultado concreto.

Sem assinalá-lo diretamente, a ONU deu a entender que a atitude do regime sírio teve muito a ver com a decisão.

"É profundamente inquietante que os primeiros passos das conversas tenham sido solapados pela contínua falta de acesso humanitário suficiente e pelo repentino aumento do bombardeio aéreo e atividades militares na Síria", disse nesta quinta-feira em Londres o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A suspensão das negociações coincidiu com o segundo dia de uma grande ofensiva militar do Exército sírio e grupos afins sobre Aleppo, apoiados pelo ar com bombardeios russos, que conseguiu romper o assédio da Frente al Nusra em torno de duas localidades xiitas.

A reunião do CS de amanhã foi convocada de urgência em resposta à paralisação, pois o principal órgão de decisão da ONU só tinha previsto abordar esse processo diplomático no próximo dia 24, segundo o calendário divulgado pela presidência rotativa, a cargo da Venezuela.

De Mistura, como Ban, estão hoje em Londres participando da conferência de doadores da Síria organizada por ONU, Reino Unido, Alemanha, Noruega e Kuwait com o objetivo de arrecadar cerca de US$ 9 bilhões para ajuda humanitária.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos