Santorum abandona corrida presidencial dos EUA e oferece apoio a Rubio

Washington, 3 fev (EFE).- O ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum anunciou nesta quarta-feira que está deixando a corrida para ser o indicado do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e ofereceu seu apoio ao pré-candidato Marco Rubio.

Santorum abandonou a corrida presidencial dois dias depois do caucus (assembleias populares) de Iowa, que na segunda-feira deu início ao processo de primárias nos EUA e no qual o ex-senador obteve apenas 1% de apoio, apesar de ter vencido nesse estado nas primárias republicanas de 2012.

Em entrevista à emissora "Fox News", Santorum qualificou Rubio de "jovem extremamente talentoso e um líder natural", e acrescentou que ele pertence "a uma nova geração que pode reunificar o país, não só entre moderados e conservadores, mas também entre jovens e mais velhos".

Pouco depois, em seu perfil no Twitter, o ex-senador agradeceu o apoio a seus correligionários e lamentou que este não era seu ano, e aproveitou para pedir apoio a Rubio.

Santorum, de 57 anos, não ocupa um cargo político desde 2007, quando deixou de ser senador pela Pensilvânia, e suas posições muito conservadoras em questões sociais foram seu maior ativo para conseguir bons resultados nas primárias de 2012, que lhe renderam o segundo lugar, atrás do indicado Mitt Romney.

Com a saída de Santorum, a corrida para a nomeação do Partido Republicano, que chegou a contar com 17 pré-candidatos, fica reduzida a nove, e é esperado que após as primárias de New Hampshire, que acontecem na próxima terça-feira, esse número se reduza ainda mais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos