Artista chinês cobre obra em Praga com cobertores térmicos por refugiados

Praga, 5 fev (EFE).- O artista e ativista chinês Ai Weiwei cobriu hoje em Praga sua obra "Cabeças do Zodíaco", que representa 12 cabeças de animais do zodíaco chinês, com cobertores térmicos dourados para protestar pelo sofrimento dos refugiados em seu caminho à Europa.

Esses cobertores de plástico dourado são os mesmos usados pelas equipes de salvamento para atender os refugiados com sintomas de hipotermia que chegam às ilhas gregas.

"É a primeira vez que envolvo estas 'Cabeças do Zodiaco'" com este material que "protege o calor do corpo", disse Ai Weiwei à imprensa em frente ao Trade Fair Palace da capital D República Tcheca.

A obra faz parte das exposições pelo 220º aniversário da Galeria Nacional de Praga e estará coberta com esses cobertores até sua inauguração oficial, esta noite.

Esta foi, além disso, a primeira vez que Ai Weiwei apresentou pessoalmente esta obra, já exibida em Dinamarca, Alemanha, Rússia e Espanha.

Ai Weiwei esclareceu que a ideia do protesto surgiu durante sua recente viagem à ilha grega de Lesbos, onde testemunhou esses cobertores sendo entregues aos refugiados.

O artista pediu a União Europeia que atue com responsabilidade, porque já morreram afogadas no Mediterrâneo mais de quatro mil pessoas desde o início de 2015.

Ele também criticou o governo tcheco, que rejeita a chegada de refugiados e só aceitou voluntariamente 153 refugiados cristãos do Iraque.

"Para mim isto (a postura tcheca) é uma grande surpresa. Esse tipo de atitude vai contra o que nosso grande pensador (o ex-presidente tcheco Vaclav) Havel disse sobre a responsabilidade moral", indicou.

E acrescentou, em alusão ao ex-líder falecido em 2011: "Só a responsabilidade moral garantirá uma sociedade democrática e de direito. Estou totalmente de acordo com isso".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos