Jihadistas e rebeldes sírios recuperam controle de mais da metade de Ratian

Cairo, 5 fev (EFE).- As facções jihadistas e rebeldes retomaram nesta sexta-feira o controle de mais da metade da cidade de Ratian, no norte da província de Aleppo (norte da Síria), em uma contra-ofensiva contra as forças leais ao regime sírio.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou em comunicado sobre esses avanços rebeldes, horas depois que uma fonte militar síria, citada pela agência oficial de notícias "Sana", anunciou "a restauração da estabilidade e segurança nessa zona" por parte do Exército.

O Observatório também informou anteriormente que as forças do regime sírio, com apoio da milícia xiita libanesa Hezbollah e da Guarda Revolucionária iraniana, recuperaram hoje o controle de Ratian, que estava em poder da Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, e outras facções islamitas e rebeldes.

No entanto, especificou que seguiam os combates nos arredores da cidade e acrescentou que nos dois últimos dias ambos grupos perderam mais de cem combatentes na luta.

Além disso, o Observatório informou que vários aviões, provavelmente russos, bombardearam intensamente áreas da cidade de Kfar Hamra, no noroeste da província de Aleppo, e a única rota que sai da cidade homônima para o norte da província.

Por outra lado, foi denunciado que milhares de civis se encontram presos na fronteira da Síria com a Turquia, sem que as autoridades turcas permitam a entrada em seu território.

Os civis fogem da ofensiva militar síria e dos intensos bombardeios aéreos a zonas do norte e noroeste da província de Aleppo.

Organizações humanitárias montaram cerca de 200 carpas na fronteira sírio-turca para receber os deslocados, acrescentou o Observatório.

Os combates em Ratian fazem parte de uma ofensiva que as forças armadas sírias lançaram no norte de Aleppo na segunda-feira, durante a qual tomaram várias populações da zona, além de romper o cerco nos povos de Nubul e Al Zahra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos