Imagens de satélite mostram chegada de caminhões-tanque à base norte-coreana

Seul, 6 fev (EFE).- Novas imagens de satélite da base de Sohae, também chamada de Dongchang-ri, na Coreia do Norte, mostram a chegada de caminhões-tanque ao recinto, um sinal de que Pyongyang segue adiante com seus planos de lançar um satélite.

As imagens divulgadas e analisadas durante a noite de sexta-feira pelo site especializado na Coreia do Norte "38 north" foram tomadas entre quarta e quinta-feira, e mostram a chegada de três veículos aos bunkers de combustível.

A presença dos caminhões nesse local indicaria que a Coreia do Norte está enchendo de combustível os tanques que há nos bunkers, antes de abastecer o veículo espacial, segundo o "38 north", que é ligado à universidade americana Johns Hopkins.

"No passado, esta atividade aconteceu entre uma e duas semanas antes do lançamento e estaria em consonância com o prazo anunciado pela Coreia do Norte", acrescentou o site.

O regime de Kim Jong-un notificou na última terça-feira várias entidades internacionais de que colocaria em órbita um "satélite" entre os dias 8 e 25 de fevereiro.

Os últimos movimentos detectados e reportados pelo site "38 north" mostram que a atividade continua em torno do edifício processador horizontal, que no passado foi utilizado para receber as distintas partes do foguete para montá-las em posição horizontal a fim de testar as conexões e os subsistemas.

No entanto, as imagens não mostram mudanças significativas na plataforma de lançamento em si, segundo o "38 north".

A Coreia do Norte lançou pela última vez um foguete Unha-3, com o qual colocou em órbita um satélite de seu programa Kwangmyongsong ("Estrela brilhante"), dessa mesma base em dezembro de 2012.

Essa ação rendeu novas sanções das Nações Unidas (ONU) ao regime comunista, já que a comunidade internacional considerou que o lançamento fazia parte de seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos