Líder de destaque do movimento negro nos EUA oferece apoio a Bernie Sanders

Em Washington

  • Scott Olson/Getty Images/AFP

    O pré-candidato do Partido Democrata, senador Bernie Sanders

    O pré-candidato do Partido Democrata, senador Bernie Sanders

Um dos ativistas mais importantes na luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, Ben Jealous, que já foi presidente da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, sigla em inglês), ofereceu formalmente nesta sexta-feira seu apoio ao pré-candidato do Partido Democrata para as eleições presidenciais de novembro no país, o senador Bernie Sanders.

Em uma conferência telefônica com a imprensa, Jealous, que em 2008 se transformou no presidente mais jovem da NAACP, defendeu o pré-candidato socialista e disse que Sanders se encaixa com perfeição na definição de Martin Luther King de "um verdadeiro líder".

"Bernie Sanders foi um lutador com princípios, coragem e coerência contra os demônios aos quais o doutor King se referia como os gigantes gêmeos do racismo: o militarismo e o materialismo", disse Jealous.

O ex-presidente da NAACP lembrou que o senador por Vermont foi detido em 1960 quando se manifestava em frente ao Congresso em favor da igualdade racial e destacou que "muito poucos homens brancos eram corajosos assim naquela época".

O apoio de Jealous é essencial para a campanha de Sanders, que tem especial dificuldade para atrair a simpatia das minorias negra e latina, dois grupos entre os quais o pré-candidato é superado por sua rival, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, por ampla margem.

Além disso, o apoio do líder negro acontece em um momento-chave, já que, após o caucus de Iowa da última segunda-feira e das primárias que acontecerão na terça-feira em New Hampshire, dois Estados de população majoritariamente branca, a corrida pela indicação se transferirá para Nevada e Carolina do Sul, onde as minorias têm muito mais peso.

O apoio de Jealous pode ser especialmente útil a Sanders na Carolina do Sul, um estado com quase 30% de população negra e o mais populoso entre os primeiros quatro estados onde acontecem as prévias eleitorais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos