Merkel adverte que zona de Schengen depende de proteção das fronteiras da UE

Berlim, 6 fev (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu neste sábado que a sobreviência da zona europeia de livre circulação depende da proteção das fronteiras exteriores da União Europeia (UE).

Em sua habitual mensagem de sábado, a chanceler advertiu que se não a segurança exterior se melhorar, o que ficou evidenciado pela crise dos refugiados, pode acabar prejudicando a atividade econômica no bloco.

"Devemos proteger nossas fronteiras exteriores porque queremos manter Schengen", disse Merkel em referência à zona europeia de livre circulação de pessoas, bens e mercadorias.

"Se não colocaremos em perigo a zona de livre circulação no mercado comum, que é um fundamento de nosso bem-estar".

Nisto todos os membros europeus estão de acordo, acrescentou Merkel, que disse que agora é preciso concretizar como se materializa na prática a proteção das fronteiras exteriores.

Neste âmbito, a chanceler viu como estratégico a colocação em prática do acordo entre a UE e a Turquia - assinado no final do ano passado - que prevê um financiamento europeu de três bilhões de euros à Turquia para custear parcialmente os custos de manter milhões de refugiados sírios em seu território e para elevar a vigilância em sua fronteira com a Grécia.

"É importante ter dado, por exemplo, apoio à Turquia no amparo dos refugiados através dos três bilhões de euros do Plano de Ação UE-Turquia", indicou.

De fato, a chefe do governo alemão deve viajar nesta segunda-feira à Turquia para se reunir com o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu.

A solução também passa, ressaltou a chanceler, por todos os países europeus se comprometerem a aceitar "contingentes legais de refugiados", uma proposta essencialmente alemã que teve intensa rejeição em algumas capitais do continente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos