Para presidente do Cazaquistão, crise entre Turquia e Rússia é grave problema

Astana, 6 fev (EFE).- As crescentes tensões geopolíticas que a Turquia vive são uma influência negativa para o Cazaquistão, disse neste sábado em Astana o presidente cazaque Nursultan Nazarbayev durante uma reunião com o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu.

"A crise nas relações entre Turquia e Rússia se transformou em um grave problema para o Cazaquistão. Os dois países são importantes aliados e parceiros", disse Nazarbayev.

"É necessário buscar formas de sair desta situação. Os conflitos na Síria e no Iraque mostraram a falta de unidade entre os muçulmanos. Pode chegar o momento em que se produza um conflito entre sunitas e xiitas, como o ocidente predisse faz tempo", alertou.

Nazarbayev notou que a visita de Davutoglu evidenciou a importância da Turquia na política externa do Cazaquistão.

"O valor da Turquia para o Cazaquistão é muito grande e o Cazaquistão não abandonará nunca a política de cooperação com a Turquia", disse o líder cazaque.

Por sua vez, Davutoglu felicitou o povo do Cazaquistão pelo próximo 25º aniversário de sua independência da antiga União Soviética e agradeceu a Nazarbayev por sua contribuição ao fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

"As relações entre Cazaquistão e Turquia estão se desenvolvendo intensamente em todas as áreas. Estamos realizando projetos conjuntos em temas de transporte, energia e outras matérias. As relações comerciais também estão se fortalecendo. Se a Turquia é uma porta para a Europa para o Cazaquistão, o Cazaquistão é para a Eurásia", disse Davutoglu.

Antes de se reunir com o presidente, o primeiro-ministro turco teve hoje em Astana um encontro com seu colega cazaque, Karim Masimov, para discutir as relações bilaterais e internacionais de seus países.

"O Cazaquistão é o centro geográfico do continente Euroasiático. Para nós é um vizinho muito próximo, um bom amigo", disse Davutoglu mostrando sua proximidade do país, terra de seus antepassados.

Masimov manifestou sua alegria com a primeira visita de Davutoglu como primeiro-ministro turco e disse que isso "ajuda indubitavelmente a melhorar" suas relações bilaterais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos