Governo afegão e EUA debatem cumprimento dos acordos de segurança

Cabul, 7 fev (EFE).- O ministro da Defesa afegão, Masoum Stanekzai, e o comandante das tropas dos Estados Unidos e da Otan no Afeganistão, o general John Campbell, debateram neste domingo pela primeira vez como implementar os acordos bilaterais de segurança assinados em 2014.

Durante o encontro, realizado em Cabul, Stanekzai e Campbell decidiram criar três comitês para que supervisionem o cumprimento do Acordo de Segurança Bilateral com os Estados Unidos (BSA) e o Status das Forças de Segurança (SOFA) assinado com a Otan.

Segundo acordaram, um dos três comitês se ocupará de "reavaliar as ameaças de segurança que existem contra o Afeganistão", de acordo com o ministro da Defesa, que acrescentou que depois será analisado o melhor modo para combatê-las e as "debilidades" que possam haver.

O segundo comitê tratará o tema do "apoio financeiro" às tropas afegãs, enquanto o terceiro se dedicará ao programa de capacitação e o apoio técnico às forças de segurança do Afeganistão.

Stanekzai lembrou que a comunidade internacional já se comprometeu a financiar às tropas afegãs até 2017 e agora estão em negociações para ampliar até 2020, quando conclui o acordo das tropas estrangeiras de continuar no Afeganistão.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 9,8 mil militares no Afeganistão, enquanto a Otan anunciou que neste ano triplicará sua presença até cerca de 12 mil soldados, o que contrasta com o plano inicial de ambos contingentes de ir reduzindo as tropas.

"Estamos totalmente comprometidos em assegurar que tudo faremos o que estiver em nossas mãos para conseguir que o Afeganistão avance", garantiu general Campbell, que acrescentou que resta muito trabalho por realizar para implementar os acordos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos