Seul, Tóquio e Washington pedem reunião da ONU após lançamento norte-coreano

Seul, 7 fev (EFE).- Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão solicitaram neste domingo uma reunião de emergência do Conselho de Segurança (CS) da ONU depois que a Coreia do Norte realizou o lançamento de um foguete espacial considerado um teste de mísseis secreto.

A reunião de urgência dos 15 membros do CS poderia acontecer neste domingo às 11h (horário local, 14h em Brasília), declararam fontes oficiais à agência sul-coreana "Yonhap".

A missão da Coreia do Sul nas Nações Unidas enviou um comunicado ao presidente de turno do CS, o venezuelano Rafael Ramírez, para solicitar a reunião, informou a agência.

EUA e Japão também apresentaram solicitações similares ao organismo executivo das Nações Unidas em Nova York, segundo as mesmas fontes.

O CS da ONU já realizou uma reunião de emergência depois que no dia 6 de janeiro a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear e condenou a ação do regime de Kim Jong-un, embora ainda não tenha emitido uma resolução para impor-lhe novas sanções.

O lançamento do foguete aconteceu por volta das 9h30 (hora local, 22h30 deste sábado em Brasília) a partir da base de Sohae, também conhecida como Dongchang-ri, no extremo noroeste do país, confirmaram fontes militares à agência sul-coreana "Yonhap".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos