Em teste, Rússia põe em alerta de combate tropas no sudoeste do país

Moscou, 8 fev (EFE).- A Rússia colocou nesta segunda-feira em alerta de combate suas tropas no sudoeste do país dentro de exercícios surpresa para verificar a capacidade de reação das Forças Armadas perante situações de crise, informou o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.

"Por decisão do comandante supremo (o presidente russo, Vladimir Putin) hoje às 5h local (0h em Brasília) as tropas do distrito militar Sul, unidades de forças aerotransportadas e de aviação de transporte foram postas em alerta de combate", disse Shoigu citado pelas agência locais.

O titular da Defesa disse que durante os exercícios se ensaiará o cumprimento de tarefas vinculadas à luta contra o terrorismo e respostas a desastres naturais e de caráter tecnológico.

Além disso, acrescentou, vai ser avaliada a capacidade de manobra das unidades no curso de manifestações e de formação de grupos militares.

Shoigu destacou que também se precisa verificar a capacidade da aviação e das forças antiaéreas para rejeitar ataques aéreos e defender instalações militares e governamentais.

O distrito militar Sul inclui as região do Cáucaso Norte, a península da Crimeia, e três base militares fora do território russo: nas regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, reconhecidas por Moscou como estados independentes, e na Armênia.

Sob seu comando também estão a Frota do Mar Negro e a pequena Frota do Mar Cáspio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos