Londres convoca embaixador norte-coreano para condenar lançamento de míssil

Londres, 8 fev (EFE).- O governo britânico convocou nesta segunda-feira na sede do Ministério das Relações Exteriores o embaixador da Coreia do Norte no Reino Unido, Hyon Hak-bong, para "condenar nos termos mais fortes" o lançamento de um míssil no fim de semana.

Após o encontro realizado no Foreign Office, o secretário de Estado para a Ásia, Hugo Swire, informou em comunicado que durante a reunião expressou "nos termos mais fortes a condenação do Reino Unido ao lançamento".

"As ações da Coreia do Norte continuam representando uma ameaça para a segurança regional e internacional", afirmou Swire na nota.

O secretário de Estado britânico expressou, além disso, seu "total apoio às duras penas deste lançamento por parte do Conselho de Segurança da ONU", ao considerar que o teste realizado pelo governo norte-coreano representa "uma violação grave" das respectivas resoluções das Nações Unidas.

"Este lançamento é uma evidência lamentável de que a Coreia do Norte continua dando prioridade ao desenvolvimento de seus programas nucleares e de mísseis balísticos sobre o bem-estar de seus próprios cidadãos", observou Swire.

O Reino Unido "trabalha estreitamente com seus parceiros internacionais na ONU para acordar uma resposta coletiva a esta última provocação", acrescentou o político.

O governo norte-coreano garantiu que tinha realizado com sucesso o lançamento de um foguete de longo alcance e que tinha posto em órbita um satélite espacial de observação terrestre.

A comunidade internacional considera esta ação como um 0este encoberto de mísseis por parte da Coreia do Norte, que já foi condenado por países como Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Espanha e França, além da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos