Nazarbayev e Putin conversam sobre relações entre Rússia e Turquia

Astana, 8 fev (EFE).- A Turquia deveria tomar medidas para normalizar as relações com a Rússia, segundo disse nesta segunda-feira o presidente russo Vladimir Putin a seu colega cazaque, Nursultan Nazarbayev, em uma conversa telefônica, informou o serviço de imprensa da presidência do Cazaquistão.

Segundo o comunicado, ambos líderes conversaram sobre a situação econômica de seus países, de assuntos de cooperação dentro da União Econômica Euroasiática e de suas relações bilaterais.

As duas partes trocaram pontos de vista sobre a deterioração das relações entre Rússia e Turquia e Putin insistiu que "os problemas foram criados pela Turquia, país que deveria tomar medidas para normalizar as relações".

Nazarbayev e Putin "confirmaram que a cooperação bilateral entre Cazaquistão e Rússia nestes tempos difíceis será criada a partir de um espírito de confiança, amizade histórica e atitude de boa vizinhança", disse o serviço de imprensa cazaque.

Ambos líderes debateram também a data dos encontros para 2016 no marco da Organização para a Cooperação de Xangai, da União Econômica Euroasiática e outros.

A União Econômica Euroasiática entrou em vigor em 1º de janeiro de 2015 e inclui Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos