Rajoy aceita se reunir com socialista Sánchez, encarregado de formar governo

Em Madri (Espanha)

  • Daniel Ochoa de Olza/AP

    Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol interino

    Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol interino

O presidente do governo espanhol interino, Mariano Rajoy, aceitou nesta segunda-feira (8) se reunir com o líder do partido socialista PSOE e candidato à presidência, Pedro Sánchez, como parte das negociações para resolver sua posse.

A reunião entre ambos está marcada para quarta-feira e será realizada após a oferta do líder socialista dentro da rodada de contatos que realiza com os partidos políticos para reunir o apoio necessário na sessão de posse.

O ministro espanhol de Saúde, Alfonso Alonso, foi o encarregado de anunciar hoje o encontro e garantiu que Rajoy (Partido Popular, centro-direita) está há muito tempo pedindo um encontro com o líder socialista, com o objetivo de propor uma grande coalizão PP-PSOE, que Sánchez rejeitou plenamente reiteradamente.

O PP ganhou as eleições legislativas de 20 de dezembro com 123 deputados, seguido do PSOE com 90, Podemos com 69 e Ciudadanos com 40, em um Congresso de 350 cadeiras e com maioria fixada em 176.

No julgamento do PP, a coalizão PP-PSOE é a melhor opção após estes resultados eleitorais, já que separadamente eles "não podem" formar governo, segundo o Partido Popular.

Rajoy pedirá a Sánchez na reunião "que pense em seu país", que supere "velhos receios" e que aceite esta grande coalizão, já que juntos são "fortes" e separadamente "não podem".

O presidente do governo interino declinou uma primeira oferta do rei Felipe 6º de se submeter à posse, e posteriormente, o monarca pediu o mesmo a Sánchez, que na semana passada iniciou esta rodada de contatos com os partidos.

O presidente do governo espanhol interino anunciou na semana passada que seu partido votaria "não" à posse de Sánchez, independentemente dos pactos que alcançasse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos