UE reitera compromisso com processo de paz da Colômbia

Bogotá, 8 fev (EFE).- O comissário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia (UE), Phil Hogan, reiterou nesta segunda-feira em Bogotá que os 28 países do bloco estão firmemente comprometidos com o processo de paz liderado pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, com a guerrilha das Farc.

Hogan, quem começou uma visita oficial de dois dias à Colômbia, se reuniu com Santos na Casa de Nariño, sede o Executivo, onde disse que os programas do governo em diferentes áreas do setor agropecuário permitirão que a paz abra oportunidades enormes nesta área.

"A paz trará uma nova dinâmica para o setor agropecuário colombiano. O presidente Santos e eu como representante da Comissão de Agricultura acordamos continuar com a experiência técnica da delegação na Colômbia e implementar novos programas tão rápido quanto for possível", afirmou Hogan ao terminar o encontro com Santos.

A desigualdade no campo é uma das raízes do conflito armado colombiano e por isso o desenvolvimento rural foi o primeiro ponto que o governo e as Farc acertaram nos diálogos que há mais de três anos mantêm em Cuba.

Ambas as partes confirmaram seu interesse de concluir rapidamente um acordo que permita um mercado mais amplo para os agricultores ecológicos, a redução da carga administrativa para as empresas e a identificação de mais produtos orgânicos disponíveis para os consumidores.

Hogan continua sua visita à Colômbia nesta terça-feira na cidade de Cali onde participará do fórum "Oportunidades comerciais e de investimento entre o Pacífico colombiano e a União Europeia: parceiros para o desenvolvimento integral sustentável agrícola".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos