Lavrov e Kerry concordam sobre a necessidade de um cessar-fogo na Síria

Moscou, 10 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu colega americano, John Kerry, apontaram nesta quarta-feira na necessidade de conseguir o mais rápido possível um cessar-fogo na Síria, informou a Chancelaria russa.

Assim manifestaram os chefes das diplomacias de ambos países no curso de uma conversa telefônica mantida por iniciativa da parte americana.

"Os interlocutores expressaram uma postura comum sobre a necessidade de alcançar o mais rápido possível um cessar-fogo (na Síria) e garantir o acesso humanitário a todos as populações sitiadas", afirma o comunicado das Relações Exteriores.

Além disso, Lavrov e Kerry confirmaram que as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre o formato e os prazos das negociações entre os representantes do governo e a oposição sírios "não permitem apresentar condições prévias e nem ultimatos".

A conversa entre os responsáveis russo e americano aconteceu antes da reunião que ocorrerá amanhã em Munique (Alemanha) convocada pelo Grupo Internacional de Apoio à Síria.

As negociações sobre a Síria começaram em Genebra em 29 de janeiro e foram suspensas quatro dias depois até o dia 25 deste mês. EFE

bsi-vh/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos