Otan e UE assinarão hoje acordo de cooperação perante ameaças cibernéticas

Bruxelas, 10 fev (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta quarta-feira que a Aliança assinará com a União Europeia (UE) um acordo para aumentar a colaboração contra as ameaças cibernéticas, no marco dos planos de ambas as organizações para cooperar contra a guerra híbrida.

"Hoje, a Otan e a UE assinarão um acordo sobre cibercooperação tecnológica", afirmou Stoltenberg em entrevista coletiva ao chegar à reunião de ministros aliados de Defesa, que acontece hoje e amanhã em Bruxelas, na Bélgica.

Stoltenberg afirmou que, com este novo acordo, "as equipes de resposta de emergência terão um marco estruturado para compartilhar informação e melhores práticas".

A Aliança Atlântica e a UE acertaram em maio do ano passado em reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan em Antalya, na Turquia, estreitar a cooperação contra ameaças como a chamada guerra híbrida, que combina aspectos militares tradicionais com a propaganda ou os ciberataques.

"Os ministros farão uma troca de pontos de vista para enfrentar as ameaças híbridas", destacou Stoltenberg sobre a reunião de hoje. EFE

rja/cdr

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos