Republicano moderado Kasich surpreende com segundo lugar em N.Hampshire

Concord (EUA), 9 fev (EFE).- O governador de Ohio (EUA) John Kasich, um republicano moderado que está atrás nas pesquisas em nível nacional, surpreendeu nesta terça-feira ao conseguir o segundo lugar de seu partido nas primárias de New Hampshire, um feito que apresentou como uma vitória da "luz sobre a escuridão" da política.

Com 62% dos votos apurados, Kasich tem 16,2% deles em New Hampshire - o segundo estado a votar nas primárias do país - atrás do emrpesário republicano Donald Trump, que tem 34,4% dos sufrágios, na corrida para ser o candidato de seu partido para as eleições presidenciais dos EUA.

"Uma coisa muito grande ocorreu esta noite", disse Kasich em discurso para seus simpatizantes na cidade de Concord.

"Investiram dezenas de milhões de dólares em anúncios negativos contra nós. E nós nunca fizemos o mesmo porque não temos tempo para criticar os outros", continuou o político, de 63 anos.

"Talvez estamos virando a página após uma fase obscura da política americana, porque esta noite, a luz venceu a escuridão das campanhas negativas", acrescentou.

Kasich concentrou há meses praticamente todos seus esforços em fazer campanha em New Hampshire e acredita que este triunfo impulsione suas perspectivas em nível nacional, onde ocupa o sexto lugar, segundo a média de pesquisas elaborada pelo potal Real Clear Politics.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos