Trump consegue mais do que o dobro de votos de seu concorrente em N.Hampshire

Concord (EUA), 10 fev (EFE).- O empresário Donald Trump obteve mais do que o dobro dos votos de seu mais próximo concorrente nas primárias republicanas de New Hampshire para escolher candidatos para as próximas presidenciais dos Estados Unidos, enquanto o democrata Bernie Sanders supera em mais de 20 pontos Hillary Clinton.

Trump obteve 92.417 votos, equivalentes a 35,1%, contra 15,9% (41.813 votos) do governador de Ohio, John Kasich, com 89% dos votos apurados.

O empresário já foi declarado vencedor pelos principais jornais e televisões americanas e pronunciou seu discurso de vitória.

Os outros candidatos republicanos que tentam obter alguns dos 23 delegados em jogo nestas primárias, ao conseguir pelo menos 10% dos votos, são o senador pelo Texas Ted Cruz, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o senador também pela Flórida Marco Rubio.

Cruz, que venceu na semana passada o caucus de Iowa, leva 11,6% dos votos (30.416).

Bush tem 11,1 (29.186) e Marco Rubio 10,6% (27.774).

A tradição diz que as primárias de New Hampshire devem ser realizadas uma semana depois do caucus (assembleia popular) de Iowa, onde Cruz ficou com a vitória, seguido por Trump e Rubio.

No lado democrata, o senador por Vermont Bernie Sanders venceu com mais 20 pontos de diferença sobre a ex-primeira-dama Hillary Clinton, que tinha sido a ganhadora em Iowa por uma pequena margem.

Os candidatos democratas dividem 32 delegados que representarão este estado nos convenções nacionais do partido, quando se nomeará oficialmente o candidato para o pleito de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos