Única mulher pré-candidata no Partido Republicano abandona corrida eleitoral

Washington, 10 fev (EFE).- Carly Fiorina, única mulher entre os pré-candidatos do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira, em mensagem postada no Facebook, que se retirou da corrida eleitoral.

A decisão foi tomada depois do mau resultado da ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard, nas primárias do estado de New Hampshire, em que conseguiu apenas 4% de apoio. O empresário Donald Trump ficou na frente na consulta realizada ontem.

"Esta campanha sempre foi sobre os cidadãos retomando o país de uma classe política que só serve aos poderosos, ricos e com bons contatos", escreveu Fiorina.

A agora ex-pré-candidata garantiu que continuará "trabalhando para restaurar o governo popular nesta grande nação, de modo que seja possível atingir nosso potencial".

Além disso, Fiorina explicou que seguirá "viajando pelo país e lutando por aqueles americanos que recusam se contentar com como são as coisas e com um 'status quo' que não funciona mais".

No início da corrida eleitoral, Fiorina foi bem em debate republicado realizado em agosto de 2015, que a levou a aparecer com 15% de apoio dos eleitores, nas pesquisas. O discurso da então pré-candidata era centrado em se apresentar como principal oposição a Hillary Clinton.

A candidatura, no entanto, foi perdendo força com o passar do tempo e já no caucus de Iowa, no início deste mês, registrou apenas 2% dos apoios.

Esta é a terceira desistência, se juntando a do senador por Kentucky Rand Paul e a do ex-senador Rick Santorum. Além disso, a imprensa americana aponta que o governador de Nova Jersey, Chris Christie, também deverá sair da corrida eleitoral.

Além de Trump, o senador pelo Texas Ted Cruz, o senador pela Flórida Marco Rubio, o o ex-governador da Flórida Jeb Bush; o governador de Ohio, John Kasich, e o neurocirurgião Ben Carson seguem na corrida entre os republicanos.

A próxima prévia acontecerá em 20 de fevereiro, com as primárias da Carolina do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos