Medvedev diz que Otan e UE devem restabelecer os contatos com a Rússia

Moscou, 12 fev (EFE).- O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, afirmou que a Otan e a União Europeia têm o dever de restabelecer os contatos com a Rússia, em entrevista publicada nesta sexta-feira pela agência "Sputnik" próximo da Conferência de Segurança de Munique (Alemanha).

"Não só podem, mas devem restabelecer os formatos de cooperação, mas com a condição de que sejam baseados no respeito dos interesses mútuos. Na minha opinião, os colegas da Otan tiram proveito político do confronto", apontou Medvedev.

É mais fácil "demonizar a Rússia e jogar a culpa de tudo", acrescentou, "do que reconhecer os sérios problemas que existem no sistema de segurança europeu e aceitar sua parte de responsabilidade nas crises atuais".

O chefe do governo, que lidera a delegação russa na Conferência de Munique, indicou que o levantamento das sanções que dividem a Rússia e o Ocidente não está na agenda russa para a Conferência de Segurança.

"Não temos intenção de iniciar conversas sobre as condições para o levantamento das sanções. Não fomos seus iniciadores, por isso que primeiro devem levantá-las aqueles que as aprovaram", disse Medvedev.

O primeiro-ministro russo manterá em Munique uma série de reuniões bilaterais por ocasião da Conferência de Segurança, incluídos encontros com seu colega francês, Manuel Valls, e o ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier.

As relações entre Rússia e Ocidente atravessam um de seus piores momentos das últimas décadas, sem precedentes desde a Guerra Fria, pelo papel de Moscou na crise da Ucrânia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos