Sobe para 96 o número de mortos por terremoto em Taiwan

Taipé, 12 fev (EFE).- O Serviço Nacional de Emergências de Taiwan elevou nesta sexta-feira para 96 o número oficial de mortos pelo terremoto de 6,4 graus na escala Richter que atingiu no sábado o sul da ilha, enquanto o número de desaparecidos caiu para 28.

Na cidade de Tainan, a mais afetada pelo terremoto, as equipes de resgate continuaram com seu trabalho, embora sem tirar sobreviventes de entre os escombros do edifício Weiguan Jinlong (Dragão Dorado), que caiu na quarta-feira.

Desde quinta-feira, o número de mortos aumentou sensivelmente depois que foram recuperados mais de 30 corpos, todos eles nesse edifício, transformado em epicentro da tragédia porque ali estavam 94 dos 96 falecidos.

O presidente taiuanês interino, Ma Ying-jeou, e a presidente eleita, Tsai Ing-wen, participaram hoje da cerimônia em memória das vítimas do terremoto, na qual prestaram homenagem aos mortos e expressaram suas condolências a seus parentes.

Também o prefeito de Tainan, William Lai, agradeceu hoje em sua página do Facebook as condolências enviadas à cidade pelo papa Francisco, por causa do terremoto que derrubou pelo menos 10 edifícios na cidade, quando era preparada a celebração do Ano Novo Lunar.

A pesquisa sobre os possíveis defeitos de construção no edifício acidentado seguem seu curso.

A promotoria de Tainan deteve na quarta-feira três executivos da construtora responsável por um dos edifícios, aos quais acusou de homicídio por negligência profissional, e congelou seus bens e ativos.

No domingo, foram encontradas latas vazias e espuma de poliestireno nos pilares do edifício, o que levantou suspeitas de possíveis deficiências em sua construção.

Posteriormente, os investigadores da Promotoria também descobriram que tinham sido eliminados, possivelmente depois da construção, pilares nos primeiros andares do edifício para ampliar o espaço livre.

O terremoto de 6,4 graus de magnitude teve seu epicentro na aldeia de Meinung, no sul de Taiwan e a 16,7 quilômetros de profundidade, e sacudiu o sul da ilha, segundo o Serviço Meteorológico Central.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos