Al Sisi dá por concluída transição no Egito perante o parlamento

Cairo, 13 fev (EFE).- O presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, anunciou neste sábado o fim do período de transição no país e a transferência do poder legislativo ao Congresso dos Deputados, em seu primeiro discurso perante o parlamento egípcio, escolhido nas eleições realizadas entre outubro e dezembro.

"Agora passamos do período de transição ao de decolagem", disse Al Sisi, que foi recebido pelos deputados com um longo aplauso que se prolongou por vários minutos.

A junta militar que tomou o poder após o golpe de Estado de 3 de julho de 2013, anunciou o começo de uma transição política que incluía a redação de uma Constituição assim como eleições presidenciais e parlamentares.

Perante os deputados, o presidente também fez referência à situação de segurança no país, onde o Exército e a Polícia enfrentam combatentes jihadistas na Península do Sinai.

"Enfrentamos juntos uma onda brutal de terrorismo que tem como objetivo acabar com o estado egípcio e semear o caos e a ruína em toda a pátria", ressaltou.

Seu discurso, que se prolongou durante meia hora, se centrou, especialmente, nas conquistas e nos projetos econômicos e passou por alto na atual crise econômica assim como nas denúncias da oposição sobre a falta de liberdades políticas, corrupção e repressão policial.

"Buscamos alcançar altas taxas de crescimento econômico em um tempo recorde, o que requer atrair mais investimentos estrangeiros e o estabelecimento de um maior número de projetos", disse neste sentido.

Entre estes projetos, Al Sisi anunciou que a construção da instalação nuclear de Dabaa, que o Egito planeja com ajuda da Rússia, e sobre a qual as autoridades proibiram aos meios de comunicação de divulgar informações, deve ser iniciada nas próximas semanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos