Índia convoca embaixador dos EUA após anúncio de venda de aviões ao Paquistão

Nova Délhi, 13 fev (EFE).- O governo indiano convocou neste sábado o embaixador americano em Nova Délhi para manifestar sua contrariedade pela decisão da Administração americana de vender até oito caças F-16 ao Paquistão a fim de reforçar sua capacidade de luta contra os grupos insurgentes.

"Estamos decepcionados com a decisão da Administração Obama de notificar a venda de aviões F-16 ao Paquistão", indicou o Ministerio das Relações Exteriores indiano através de um comunicado divulgado hoje pelo porta-voz desse departamento, Vikas Swarup, através da rede social Twitter.

"Discordamos com as razões de que essas armas levam ajuda para combater o terrorismo", acrescentou a mensagem.

O secretário das Relações Exteriores indiano, S Jaishankar, demonstrou ao embaixador americano, Richar Verma, a preocupação da Índia pela ajuda militar dos Estados Unidos ao Paquistão, que Nova Délhi considera que será para realizar atividades "anti-indianas".

Segundo imprensa indiana, o governo americano autorizou a venda de até oito aparatos da empresa Lockheed Martin por cerca US$ 165 milhões a unidade, como parte de um acordo que agora deverá passar pelo Congresso.

O Legislativo americano tem 30 dias para tomar uma decisão, embora não é habitual que rejeite este tipo de propostas.

O anúncio da venda de armas ao Paquistão ocorre em momentos em que ambos países aproximaram posturas e aberto diversos canais de comunicação para abordar de maneira ordenada as respectivas reivindicações e preocupações em matéria de terrorismo.

Paquistão e a Índia mantêm uma complicada relação desde a independência e separação de ambos, em 1947, que levou a duas guerras e contínuos enfrentamentos menores sobre a região disputada da Caxemira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos