Juiz da Suprema Corte dos EUA morreu por ataque cardíaco em rancho de luxo

Washington, 14 fev (EFE).- O juiz Antonin Scalia, voz conservadora da Suprema Corte dos Estados Unidos, morreu no sábado, aos 79 anos, por um ataque cardíaco em um luxuoso rancho de caça no oeste do Texas, segundo informou a imprensa local neste domingo.

Veículos da imprensa americana, como o "The Washington Post", detalharam as circunstâncias da morte do magistrado, cujo corpo permaneceu em uma funerária de El Paso, no Texas, para onde se deslocaram a família e amigos do juiz, nomeado para a Suprema Corte em 1986 pelo então presidente Ronald Reagan.

Conhecido pela postura conservadora durante suas três décadas no tribunal, Scalia foi encontrado morto no sábado em um quarto do rancho "Cibolo Creek", um complexo de luxo construído em torno de três fortes do século XIX e famoso entre as estrelas de Hollywood e a realeza europeia.

Scalia, que vivia no estado da Virgínia, recebeu durante todo o fim de semana elogios de políticos, intelectuais e companheiros da Suprema Corte, como a juíza Ruth Bader Ginsburg, que afirmou que Scalia e ela foram "melhores amigos" durante 30 anos apesar de suas diferenças ideológicas.

Nascido em 11 de março de 1936 em Trenton (Nova Jersey), Scalia tinha 79 anos, era católico, pai de nove filhos e tinha 33 netos.

A Suprema Corte dos EUA é formada por nove juízes, com cargos vitalícios, e até agora havia cinco conservadores e quatro progressistas, por isso uma nova nomeação do presidente Barack Obama - que já designou duas juízas - pode inclinar a balança a favor dos progressistas.

A nomeação de um novo juiz, com o poder de moldar as leis dos Estados Unidos, chega em um momento crucial para o país, imerso em um competitivo processo de eleições primárias para nomear os candidatos democrata e republicano que competirão pela Casa Branca nas eleições presidenciais de novembro deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos