Patriarca russo Kirill visitou Fidel Castro em Havana

Havana, 14 fev (EFE).- O patriarca ortodoxo russo Kirill visitou na tarde de sábado, em Havana, o ex-presidente cubano Fidel Castro, com quem conversou sobre temas como a preservação da paz e a sobrevivência humana, informou neste domingo a imprensa oficial de Cuba.

Fidel Castro "teve palavras de reconhecimento em relação ao Santíssimo Patriarca Kirill por sua importante contribuição ao fortalecimento da amizade entre os povos russo e cubano e a difusão dos valores que os unem", diz um comunicado divulgado no jornal "Juventud Rebelde".

Junto à informação há fotos do encontro, que aconteceu no domicílio de Fidel Castro, onde o ex-presidente cubano é visto vestido com uma jaqueta branca e cachecol preto.

Castro e o patriarca russo conversaram sobre a causa dos pobres e a luta contra a discriminação e comentaram sobre "o bom estado das relações entre Rússia e Cuba, baseadas em profundos sentimentos e laços de amizade", segundo a nota.

Além disso, acrescenta que o encontro transcorreu em um "clima distendido, de respeito e coincidência" sobre os diversos assuntos tratados.

O ex-presidente cubano Fidel Castro, de 89 anos e afastado do poder desde 2006, tinha se reunido pela última vez com Kirill há oito anos, quando o então metropolita russo viajou ao país para consagrar uma catedral da Igreja Ortodoxa Russa em Havana, onde neste domingo celebrará uma liturgia antes de concluir sua visita. EFE

rmo/vnm

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos