Casa de prefeito opositor venezuelano é assaltada e pichada

(Atualiza com repúdio da Associação de Prefeitos da Venezuela).

Caracas, 15 fev (EFE).- O prefeito do município venezuelano de El Hatillo, o dirigente opositor David Smolansky, denunciou nesta segunda-feira que sua residência foi assaltada na noite de domingo por desconhecidos que fugiram com alguns pertences e picharam as paredes com palavras de ordem antissemitas.

"Atacaram minha casa, levaram meus 2 tablets e 2 laptops de trabalho. Também deixaram palavras antissemitas, como 'sionista de merda' nas paredes", escreveu o prefeito na rede social Twitter.

Smolansky contou que a polícia investiga o assalto e juntou fotografias do fato com um texto que diz que ele é filho de "uma mãe católica e um pai judeu", que sempre lhe "ensinaram a tolerância".

"Cresci escutando meus avôs e meu papai, que são judeus, falando sobre como na Alemanha Nazista marcaram casas e locais comerciais dos judeus", sustentou.

O prefeito rotulou o ataque de "covarde" e descartou que por isso negará suas "raízes judia e católicas".

"Muito menos deixarei de trabalhar por uma Venezuela onde reine o respeito, a justiça e a segurança. Não me atingirão em minha luta contra a impunidade e pela garantia dos Direitos Humanos para todos".

A Associação de Prefeitos pela Venezuela repudiou o assalto e afirmou em comunicado que "não se tratou de uma atividade do crime organizado comum".

"Foi uma ação realizada com abertas e demonstradas razões que pretendem impor em nossa Venezuela a discriminação por razões políticas e religiosas com mensagens abertamente antissemitas", ressaltou.

"A prática nazista de marcar as casas da comunidade judaica como símbolo de discriminação e para incentivar o desprezo público deve ser repudiada. Alguns funcionários do governo pretendem impor uma só linha de pensamento no ramo político e até no religioso", acrescentou a associação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos