Exército sírio recupera controle de 3 cidades no norte de Aleppo

Damasco, 15 fev (EFE).- O exército da Síria anunciou nesta segunda-feira que recuperou o controle de três cidades da província de Aleppo, no marco da ofensiva lançada neste região no início deste mês.

Uma fonte militar, citada pela agência de notícias oficial síria "Sana", afirmou que os soldados, respaldados pelas Forças de Defesa Nacional (milícias pró-governo), "restauraram a estabilidade e a segurança" nas localidades de Masqan e Ahrad, ambas no norte de Aleppo.

Além disso, retomaram o povoado de Al Tiba e várias fazendas dos arredores no leste da província, onde "eliminaram os terroristas do Estado Islâmico (EI) que ficavam ali".

No norte de Aleppo, as forças armadas sírias combatem a Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, e seus aliados, enquanto no leste lutam contra o EI.

A "Sana" acrescentou que a segurança também foi restabelecida na cidade de Kafr Naya, no norte de Aleppo.

No entanto, as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada curdo-árabe que recebe o apoio dos Estados Unidos, asseguraram hoje que tinham conseguido o domínio dessa cidade.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, as FSD tomaram Kafr Naya depois que os soldados governamentais tentaram fazer o mesmo, em vão, há quatro dias.

No último dia 1º de fevereiro, o exército sírio, respaldado pela aviação da Rússia, iniciou uma ofensiva no norte de Aleppo na qual arrebatou o controle de várias cidades da Frente al Nusra e outros grupos armados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos