Oposição venezuelana se declara "em campanha" para promover saída de Maduro

Caracas, 15 fev (EFE).- A aliança opositora venezuelana Mesa da Unidade Democrática (MUD) se declarou nesta segunda-feira "em campanha social" para promover "a mudança de governo" do presidente Nicolás Maduro, embora não tenha especificado o método que empregará para antecipar o fim do mandato do líder chavista.

"Nos declaramos em campanha. A campanha social da MUD se retoma e se retoma a partir de hoje", afirmou em entrevista coletiva o secretário-executivo da MUD, Jesús Torrealba, que assegurou que a oposição trabalha em uma "solução política" para "mudar de governo".

Na sexta-feira passada, após a decisão do Tribunal Supremo de validar o decreto de emergência econômica apresentado por Maduro e que tinha sido rejeitado pelo parlamento - de maioria opositora -, a oposição anunciou que acelerará o método para derrubar este governo antes que finalize seu mandato.

O porta-voz da MUD garantiu que no país caribenho "não vai haver desenlace violento", nem golpe de Estado, "nem explosão social, nem revolta sangrenta".

"E essa mudança de governo será realizada de maneira impecavelmente constitucional, pacífica, democrática e eleitoral", acrescentou.

Torrealba ressaltou que a oposição produzirá "as mudanças institucionais que farão possível a real consulta ao povo" e trabalhará "na base da sociedade para ampliar a maioria" que, disse, "além de vencer o governo garanta a governabilidade".

O referendo revogatório e a reforma ou emenda constitucional figuram entre as alternativas constitucionais para antecipar o fim do mandato presidencial, mas a MUD ainda não se decidiu por nenhuma delas.

"Isso é o que vai ocorrer aqui, solução política à crise venezuelana, acima da tentativa de Maduro de provocar maior convulsão e de provocar maior tensão e maior ruptura da convivência", concluiu Torrealba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos