Papa acha "conveniente" que em uma família "voe algum prato" de vez em quando

Tuxtla Gutiérrez (México), 15 fev (EFE).- O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira em Chiapas, no sul do México, que acha "conveniente" que em uma família "voe algum prato" de vez em quando, mas esclareceu que um casal nunca deve terminar o dia sem que se tenha pedido perdão, porque isso gera uma "guerra fria".

Francisco fez essa reflexão no tradicional encontro de famílias que celebra em todas suas viagens e que no caso de Chiapas aconteceu no estádio de futebol da capital estadual, Tuxtla Gutiérrez.

O papa se pronunciou após escutar o testemunho de várias pessoas, entre eles o de um casal que foi renovar seus votos perante o pontífice 50 anos após ter se casado.

"Hoje em dia vemos e vivemos por diferentes frentes como a família está sendo debilitada, questionada porque acredita-se que é um modelo que já passou e que não tem espaço em nossas sociedades", comentou o líder católico.

Sociedades, segundo acrescentou, "que, sob a pretensão de modernidade propiciam cada vez mais um modelo baseado no isolamento".

Nesse sentido, reconheceu que "viver em família nem sempre é fácil, muitas vezes é doloroso e fatigante", mas ressaltou que prefere "uma família ferida, que tenta todos os dias conjugar o amor, a uma família e sociedade doente pela clausura e a comodidade do medo de amar".

"Prefiro uma família que várias vezes tente voltar a começar, que tem o rosto cansado pela entrega, a uma sociedade narcisista e obsessiva pelo luxo e o conforto, com rostos maquiados que não souberam nada de ternura e compaixão", argumentou.

Em seguida, Francisco declarou que "é preciso saber perdoar", ressaltando que "é conveniente que uma família discuta e que voe algum prato" de vez em quando.

"Meu único conselho é que não termine o dia sem fazer as pazes, porque se terminam o dia em guerra vão amanhecer já em guerra fria e a guerra fia é muito perigosa na família", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos