Para Irã, anúncio turco e saudita de envio de tropas à Síria é só propaganda

Teerã 15 fev (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, tachou de "slogans de propaganda" os anúncios do envio de tropas à Síria feitos pela Arábia Saudita e Turquia, em um hipotético desdobramento militar terrestre.

Após sua chegada a Bruxelas, Zarif afirmou que "é óbvio que estes comentários são mais propaganda. As capacidades dos países são completamente claras e com estes fanfarrões não se resolverá nenhum de seus problemas", informou hoje a agência local iraniana de notícias "Isna".

"O povo sírio não precisa de um tutor, eles mesmos decidirão", ressaltou Zarif, que reiterou a necessidade de que os países ao Irã e à Síria "entenderem a realidade e deixarem de ilusões".

Zarif viajou ontem à noite a Bruxelas para se reunir com as autoridades da União Europeia para tratar sobre "cooperação bilateral, questões regionais e alguns pontos de aplicação do Plano Integral de Ação Conjunta".

O ministro saudita de Relações Exteriores, Adel al Jubeir, reiterou na semana passada a disposição de seu país de enviar à Síria tropas terrestres e apontou que a decisão de realizar essa ofensiva depende da coalizão internacional contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), liderada por Washington.

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, também insistiu que seu país está disposto a intervir em uma operação terrestre na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos