Combates no leste da Ucrânia deixam 3 militares ucranianos mortos

Kiev, 16 fev (EFE).- Três militares ucranianos morreram em combate e outros sete ficaram feridos nas últimas 24 horas no leste da Ucrânia, informou nesta terça-feira o porta-voz militar da presidência ucraniana, Aleksandr Motuzianik.

"Em ações de combate registradas nas últimas 24 horas morreram três soldados ucranianos e outros sete ficaram feridos", disse o porta-voz em um entrevista coletiva sobre a situação nas regiões orientais ucranianas onde atuam as milícias separatistas pró-russas.

Motuzianik afirmou que a situação na área de operação antiterrorista, como Kiev denomina a campanha militar contra os separatistas, se agravou nos últimos dias.

O porta-voz destacou que os rebeldes pró-Rússia empregam armamento pesado, proibidos pelos acordos de Minsk, em um de cada três de seus ataques contra as forças governamentais.

Motuzianik vinculou a intensificação daa violações ao cessar-fogo com a recente chegada de um comboio humanitário russo à área controlada pelos separatistas.

"Cada vez que chega um comboio humanitário da Rússia a uma área que não está sob o controle ucraniano aumenta consideravelmente o número de ataques e provocações armadas. A conclusão é evidente: lhes fornecem apetrechos", disse.

Segundo os últimos dados da ONU, mais de 9.000 pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia nos quase dois anos que dura o conflito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos