Em Morelia, papa pede para que religiosos não caiam na tentação da resignação

Morelia (México), 16 fev (EFE).- O papa Francisco celebrou nesta terça-feira uma missa para 20 mil sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas no estádio Venustiano Carranza, na cidade de Morelia, uma das mais afetadas pelo narcotráfico, e pediu para que eles não caiam na tentação da resignação.

"Uma das tentações que nos assalta, uma das tentações que surge não só de contemplar a realidade, mas também de viver nela", disse ele, lembrando a oração do "Pai Nosso".

O pontífice então listou as tentações nas quais é possível cair e que podem "vir de ambientes dominados muitas vezes pela violência, a corrupção, o tráfico de drogas, o desprezo pela dignidade da pessoa, a indiferença perante o sofrimento e a precariedade".

"À vista desta realidade que parece ter se tornado um sistema irremovível, qual é a tentação que repetidamente nos vem? Acho que poderemos resumi-la com a palavra resignação", explicou.

Por isso, o papa citou como exemplo o primeiro bispo de Michoacán, o espanhol Vasco Vásquez de Quiroga.

"O espanhol que se fez índio", ressaltou.

O pontífice usou a figura de Quiroga como exemplo de alguém que não se deixou levar pela tentação e pela resignação, "moveu a sua fé, moveu a sua vida, moveu a sua compaixão e estimulou-o a realizar várias iniciativas que permitissem 'respirar' no meio desta realidade tão paralisante e injusta", disse em alusão ao trabalho do religioso com os índios Purhépechas.

Em outra passagem do discurso, Francisco mencionou o ditado "Diga-me com quem andas e te direi quem és": "Diz-me como rezas e dir-te-ei como vives, diz-me como vives e te direi como rezas; porque, mostrando-me como rezas, aprenderei a descobrir o Deus vivo e, mostrando-me como vives, aprenderei a acreditar no Deus a quem rezas".

"A escola da oração é a escola da vida, e a escola da vida é o lugar onde fazemos escola de oração", resumiu o pontífice.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos