EUA anunciam libertação de 3 americanos sequestrados no Iraque

Washington, 16 fev (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira a libertação de três americanos que foram sequestrados em janeiro no Iraque.

Em comunicado, o vice-porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, confirmou que "o governo do Iraque assegurou a libertação de três cidadãos americanos, cujo desaparecimento foi informado em janeiro".

"Sinceramente, apreciamos a assistência do governo do Iraque e o esforço do governo por completo para conseguir a libertação segura destes indivíduos", ressaltou Toner, ao destacar o papel que as Forças de Segurança iraquianas desempenharam.

As vítimas, cujas identidades não foram divulgadas, estão na embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, onde passarão por uma avaliação médica, segundo disseram fontes oficiais americanas à rede de TV "CBS".

Os três serão levados ao Kuwait e depois à Alemanha, possivelmente à base militar dos Estados Unidos em Landstuhl, que costuma receber americanos libertados após um sequestro.

Os americanos foram sequestrados no bairro de Al-Daura, no sul de Bagdá, por homens armados, supostamente pertencentes a uma milícia xiita apoiada pelo Irã, apesar de o governo americano não ter se pronunciado sobre os sequestradores.

Eles eram funcionários de uma pequena companhia que trabalha para a empresa americana aeroespacial e de defesa General Dynamics Corps em virtude de um contrato com o exército dos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos