Indonésia resgata mineiro que passou oito dias preso em uma mina

Bangcoc, 16 fev (EFE).- As equipes de salvamento resgataram nesta terça-feira um mineiro que estava preso por um desmoronamento no interior de uma jazida de ouro de Gosowong, no nordeste da Indonésia, desde o último dia 8, anunciou a companhia que explora o filão.

"O mineiro preso em Gosowong, Pak Mursalim Sahman, foi resgatado hoje com vida às 10h30 (horário local,0h30 de Brasília). Está sendo trazido à superfície e depois será transferido a um centro médico de para uma revisão e para reunir-se com sua família", disse a mineradora australiana Newcrest em comunicado.

Gosowong é considerada uma das maiores minas do mundo, se encontra nas Molucas do Norte e é explorada atualmente pela PT Nusa Halmahera Minerals (PTNHM), uma sociedade de joint venture indonésia na qual a Newcrest tem 75% das participações.

O mineiro ficou preso cerca de 300 metros sob a terra no dia 8 de fevereiro e, dois dias mais tarde, as equipes de resgate conseguiram comunicar-se com ele através de um buraco pelo qual puderam passar-lhe água e comida.

No domingo se completou a perfuração de um buraco suficientemente grande para que pudesse sair e desde então, até o resgate de hoje, os trabalhos consistiram em garantir que o poço não colapsaria.

As operações de extração e processamento de Gosowong prosseguem paralisadas desde o acidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos