Jordânia cria sistema de pagamento por reconhecimento de íris para refugiados

Genebra, 16 fev (EFE).- Um novo sistema de pagamento mediante o reconhecimento do íris começou a funcionar nesta terça-feira em um campo de refugiados sírios na Jordânia para que possam adquirir os alimentos básicos em comércios locais.

Com este método, o país procura substituir o pagamento com dinheiro, com cartão de crédito e com bônus que os refugiados recebem habitualmente do Programa Mundial de Alimentos (PMA), o maior braço humanitário da ONU.

"Hoje uma refugiada síria em um acampamento no norte da Jordânia foi ao supermercado para coletar sua ração alimentícia mensal, mas ao invés de usar o cartão de pagamento eletrônico no caixa, olhou dentro da câmera que escaneia a íris e pagou por sua compra num piscar de olhos", explicou o organismo.

O objetivo é fazer mais eficiente a entrega de alimentos, reforçar a prestação de contas e que a compra seja mais fácil e segura para os refugiados.

"É um avanço na evolução de nosso programa alimentício, que evoluiu muito desde os primeiros meses da crise síria, quando distribuíamos pacotes de alimentos", comentou o diretor do PMA na Jordânia, Magged Yahia.

O sistema iniciado se apoia no registro de dados biométricos da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), enquanto a tecnologia foi desenvolvida por uma companhia jordaniana.

Quando a íris do comprador é escaneada, o sistema envia automaticamente a informação à base de dados do Acnur para confirmar a identidade do refugiado.

Superado este passo, a informação passa a um banco jordaniano através de um sistema de pagamentos utilizado no Oriente Médio para determinar que o refugiado ainda tem saldo em seu crédito. Depois, a compra é autorizada e é emitido um recibo correspondente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos