Mediador de ONU visita Síria após pacto entre EUA e Rússia para cessar-fogo

Beirute, 16 fev (EFE).- O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, visita nesta terça-feira Damasco para se reunir com responsáveis deste país, após EUA e Rússia acordarem, na semana passada, uma cessação das hostilidades no território sírio.

A porta-voz do mediador, Jessy Chahine, informou à Agência Efe por telefone que De Mistura chegou ontem à noite à capital síria, sem dar mais detalhes sobre sua viagem.

Na quinta-feira, Washington e Moscou anunciaram que tinham acordado um cessar-fogo na Síria no prazo de uma semana e um aumento da ajuda humanitária neste país.

No entanto, em discurso ontem à noite, o presidente sírio, Bashar al Assad, disse que via "difícil" o cumprimento desta medida.

"Querem um cessar-fogo em uma semana. Quem pode reunir todas as condições e reivindicações em uma semana? Ninguém", apontou o líder sírio em discurso divulgado por veículos de comunicação oficiais.

Nesse sentido, "quem falará com uma organização terrorista que rejeite o cessar-fogo? Quem se responsabilizará? Quem a bombardeará, como dizem? Do ponto de vista prático são palavras complicadas e nós falamos de fundamentos", indicou.

Apesar da proposta de cessar-fogo, a viagem de De Mistura ocorre no meio de um aumento da violência no país árabe.

Segundo dados da ONU, pelo menos 50 pessoas, entre elas menores de idade, morreram ontem pelos ataques com mísseis contra cinco edifícios médicos e duas escolas na Síria.

O mediador da ONU impulsionou entre o final de janeiro e princípios de fevereiro a realização de negociações indiretas em Genebra entre o governo e a oposição, que foram suspensas até o próximo dia 25, no meio de uma ofensiva do regime, apoiado pela aviação russa, na província setentrional de Aleppo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos