Pesquisas indicam que Hillary e Trump ganhariam com folga na Carolina do Sul

Washington, 16 fev (EFE).- A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, favoritos à ganhar a indicação para a candidatura presidencial de seus partidos à Casa Branca, ganhariam com folga as eleições primárias da Carolina do Sul, previstas para o final deste mês, segundo as últimas pesquisas, publicadas nesta terça-feira.

Hillary tem 21 pontos percentuais de vantagem sobre seu único concorrente, o senador Bernie Sanders, enquanto Trump está 17 pontos à frente dos senadores Ted Cruz e Marco Rubio, segundo duas pesquisas da Public Policy Polling antecipadas pelo jornal local "The State".

A ex-secretária de Estado tem 55% dos votos, contra 34% de Sanders, e 12% dos eleitores continuam indecisos para as primárias de 27 de fevereiro.

A vantagem de Hillary está em grande parte no apoio que tem entre os eleitores afro-americanos do estado, segmento em que tem 63% dos votos, contra 23% de Sanders. No entanto, o senador conseguiu encurtar essa diferença desde novembro, quando Hillary tinha 86% dos apoios e Sanders só 11%.

A pesquisa, que entrevistou 525 prováveis eleitores das primárias democratas entre os dias 14 e 15 de fevereiro, tem margem de erro de 3,3%.

Por outro lado, a pesquisa republicana indicou que Trump tem 35% dos apoios, contra 18% de Cruz e Rubio, que aparecem empatados.

O governador de Ohio, John Kasich, ficou em quarto, com 10%, seguido pelo ex-governador Jeb Bush e o neurocirurgião aposentado Ben Carson, empatados com 7%.

Esta pesquisa entrevistou 897 prováveis eleitores das primárias republicanas também nos dias 14 e 15 de fevereiro, logo depois do debate conservador de sábado, e possui margem de erro de 3,3%.

As primárias republicanas na Carolina do Sul acontecem neste sábado, dia 20.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos