Projeto tenta colocar nome de Liu Xiaobo em praça nos EUA; China ameaça

Pequim, 16 fev (EFE).- A China ameaçou nesta terça-feira os EUA com "graves consequências" se aprovar um projeto que pretende colocar o nome do dissidente chinês e Nobel da paz Liu Xiaobo em uma praça de Washington, por isso que exigiu que o Congresso e o governo americanos detenham esta proposta.

O Senado americano levou adiante um projeto de lei que pede que o nome do dissidente e Prêmio Nobel da Paz, Liu Xiaobo, nomeie a praça situada diante da Embaixada chinesa em Washington.

Liu foi condenado em 2009 a 11 anos de prisão por assinar um documento que pedia mudanças democráticas na China, e um ano depois foi agraciado com o Nobel.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, garantiu hoje que Pequim se opõe "firmemente" a este projeto de lei americano, já que considera que violaria "as normas de governo básicas das relações internacionais".

O tema é especialmente delicado para o governo de Pequim, já que Liu é o único prêmio de Nobel da Paz do mundo que está atualmente preso.

O porta-voz das Relações Exteriores chinês exigiu ao Congresso que detenha a discussão sobre este projeto de lei e pediu o mesmo à Administração americana.

O Senado já aprovou na sexta-feira passada o projeto de lei, que agora deve ser ratificado pela Câmara dos Representantes, embora o Executivo americano teria a opção de vetar que esta lei seguisse adiante, já que deve ser assinada pelo presidente.

A proposta de criação de uma praça dedicada a Liu Xiaobo foi apresentada por um dos atuais pré-candidatos presidencial pelo Partido Republicano Ted Cruz, que representa a ala mais conservadora desa formação.

Em 2014, o Congresso americano já tentou mudar o nome da praça situada diante da embaixada chinesa em Washington, colocando o nome deste famoso dissidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos