Ataque com carro-bomba na capital da Turquia deixa pelo menos 18 mortos

Ancara, 17 fev (EFE).- O ataque com carro-bomba ocorrido nesta quarta-feira em uma área residencial de Ancara, capital da Turquia, deixou entre 18 e 24 mortos, além de 50 feridos, segundo informou a emissora de notícias "CNNTÜRK" citando fontes oficiais.

Enquanto o escritório do governo de Ancara afirmou que havia 18 mortos e 45 feridos, o ministro da Saúde da Turquia, Mehmet Müezzinoglu, disse que o número de falecidos era de entre 23 e 24.

Segundo este membro do governo islamita turco, no momento da explosão morreram 20 pessoas, e pelo menos outros três faleceram no hospital por causa dos ferimentos sofridos.

Müezzinoglu acrescentou que o número de feridos internados, a maioria com ferimentos leves, é de 61 pessoas.

O ataque se dirigiu contra dois ônibus militares que transferiam soldados a uma casa-quartel, a pouca distância do comando central da Força Aérea no coração da capital turca.

Dois dos veículos ficaram severamente avariados, segundo o ministro de Justiça, Bekir Bozdag, que condenou no Twitter este "atentado terrorista", sem atribuir sua autoria.

Os ataques com explosivos contra comboios militares são uma das táticas frequentes do ilegal Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), a guerrilha curda.

No entanto, esta guerrilha costuma atuar no sudeste da Turquia e seria a primeira vez que lança um ataque deste calibre no coração da capital turca.

O dirigente do partido esquerdista e pró-curdo HDP, Selahattin Demirtas, também condenou o "impiedoso ataque", oferecendo suas condolências aos familiares das vítimas.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, cancelou sua viagem a Bruxelas, prevista para esta mesma noite, segundo informou a emissora de notícias "NTV".

Por sua parte, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também suspendeu uma visita prevista para amanhã no Azerbaijão.

As cúpulas do governo, do exército e dos serviços de inteligência da Turquia devem realizar esta noite uma reunião de segurança no palácio presidencial em Ancara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos