Impacto de obus deixa 4 mortos e 22 feridos no sul da Líbia

Trípoli, 17 fev (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram e 22 ficaram feridas depois que um obus caiu sobre uma área civil na cidade de Mansheya, vizinha a Sabha, no sul da Líbia, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes de segurança.

Segundo as fontes, o projétil caiu à meia-noite de ontem quando a população celebrava o quinto aniversário do início da chamada Revolução de 17 de fevereiro, que permitiu a derrocada da ditadura de Muammar Kadafi.

"O projétil caiu sobre uma tenda na qual havia várias famílias e várias crianças. Um das crianças morreu e há quatro em estado grave", acrescentou,

Desde a queda do ditador, a Líbia é vítima da guerra civil e do caos, no qual dois governos, um em Trípoli e outro em Tobruk, lutam pelo controle do poder ajudados por países estrangeiros, líderes tribais, senhores da guerra e traficantes de armas e de pessoas.

O conflito político permitiu que no último ano os jihadistas tenham consolidado posições na cidade oriental de Derna e tenham ampliado o território sob seu controle, que agora inclui a cidade litorânea de Sirte e bairros em Benghazi, segunda cidade em importância do país.

Além disso, no início de janeiro lançaram uma ofensiva contra os grandes portos petrolíferos de Sidra e Ras Lanuf, que a duras penas foi repelida pela milícia privada que os defende.

Tanto as potências que intervieram militarmente na queda de Kadafi, como a ONU e os países vizinhos pressionam há meses as autoridades líbias para que formem o mais rápido possível um governo de união nacional que acabe com o vazio de poder e a ameaça dos radicais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos