Ministro de Defesa do Irã chega a Rússia para receber primeiro míssil S-300

Moscou, 17 fev (EFE).- O ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehgan, chegou nesta quarta-feira à Rússia para receber o primeiro sistema de mísseis antiaéreos S-300, contrato muito criticado por Estados Unidos, Israel e Arábia Saudita.

Dehgan irá ao porto de Astrakhan, na foz do rio Volga, no mar Cáspio, para presidir amanhã, quinta-feira, a cerimônia de entrega da primeira parcela do armamento.

Segundo a imprensa local, o S-300 será transportado de navio pelo mar Cáspio até o território iraniano.

Fontes do Estado-Maior do exército iraniano confirmaram à agência oficial russa "RIA Novosti" que Teerã receberá amanhã os mísseis.

Em resposta aos receios de alguns países, o presidente russo, Vladimir Putin, insistiu que se trata de armamento defensivo e que a Rússia está disposto a fornecê-lo a qualquer país do Oriente Médio.

Putin levantou em meados de abril de 2015 o veto presidencial ao contrato após o Irã e as grandes potências chegarem ao princípio de acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Os S-300, análogos aos Patriot norte-americanos, permitirão ao Irã enfrentar uma eventual invasão ou ataque aéreo em massa israelense ou americano com caças da classe Stealth, helicópteros, bombardeiros e mísseis balísticos, segundo especialistas.

Os israelenses temem que essas baterias, que têm alcance de até 200 quilômetros, permitam ao Irã contar em breve com um invulnerável escudo antimísseis para defender suas infraestruturas vitais de um possível ataque exterior.

O contrato anterior, assinado em 2007 para a venda de 40 baterias com foguetes terra-ar foi suspenso voluntariamente pela Rússia em 2010 após as sanções impostas pela ONU contra a república islâmica.

Israel sempre se mostrou contrário ao fornecimento de armamento russo a Irã, como em 2005, quando o Irã comprou os também sistemas antiaéreos russos Tor M-1.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos