Papa nomeia novo bispo de Rio Grande e coadjutor de Juazeiro

Cidade do Vaticano, 17 fev (EFE).- O papa Francisco nomeou Ricardo Hoepers como novo bispo da diocese de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Carlos Alberto Breis Pereira como bispo coadjutor de Juazeiro, na Bahia, informou nesta quarta-feira a Santa Sé em comunicado.

Nascido em Curitiba, em 1970, Hoepers irá substituir o monsenhor José Mário Stroeher, que deixou o cargo por ter completado 75 anos, como estabelece o Código de Direito Canônico.

O novo bispo estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no "Studium Theologicum". Formou-se em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui mestrado Bioética e fez doutorado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma.

Foi ordenado padre em 31 de janeiro de 1999 e passou a integrar a diocese de Curitiba, onde foi vigário paroquial da catedral e diretor da Faculdade de Filosofia, entre outros cargos. É professor de Teologia Moral e Bioética e membro do Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná e da Sociedade Brasileira de Teologia Moral.

Stroeher é ainda autor do livro "Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico" e até agora era pároco da Igreja de Santo Agostinho, na capital paranaense.

Já frei Carlos Alberto Breis Pereira, o novo bispo coadjutor de Juazeiro, nasceu em São Francisco do Sul, em 1965. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano e Teologia no Instituto Franciscano. Fez mestrado em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Entre outras atividades, foi mestre dos frades professores, secretário provincial para a formação e os estudos e delegado do Serviço para a Formação e os Estudos (Serfe). Até 2014, era vigário provincial de Santo Antônio. Atualmente, é presidente da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos