Tymoshenko anuncia saída de seu partido da coalizão de governo ucraniano

Kiev, 17 fev (EFE).- A líder do partido ucraniano Batkivshina, Yulia Tymoshenko, anunciou nesta quarta-feira a saída de sua formação política da maioria parlamentar que sustenta o governo liderado por Arseni Yatseniuk, que superou ontem uma moção de censura no parlamento da Ucrânia.

"O grupo parlamentar Batkivshina tomou nesta manhã a única decisão possível: abandonar a coalizão", disse ela aos jornalistas.

A ex-primeira-ministra ucraniana - presa em 2011 pelo regime do ex-presidente Viktor Yanukovich e liberada após o triunfo da Revolução de Maidan - chamou as demais forças políticas de a coalizão a seguir o exemplo de seu partido.

O futuro da maioria parlamentar ficou nas mãos do Samopomich que, se retirar seus 26 deputados da coalizão, obrigaria à Frente Popular de Yatseniuk e o Bloco Petro Poroshenko, do presidente ucraniano, a buscar novos apoios para sustentar o Executivo. Conforme a Constituição da Ucrânia, o governo deve ser sustentado por uma coalizão formal de grupos parlamentares que conte com pelo menos 226 cadeiras.

Caso a coalizão se rompa, o governo se mantém interino à espera que se forme uma nova maioria parlamentar em um prazo máximo de 30 dias. Se não conseguir, eleições parlamentares antecipadas são convocadas.

Yatseniuk superou ontem a moção de censura apresentada por seus aliados do Bloco Petro Poroshenko e apoiada por Samopomich e Batkivshina graças, entre outros fatores, a que mais de um terço dos 450 deputados da Rada não foram à sessão. Além disso, 39 dos 136 com que o partido de Poroshenko conta também não apoiaram o voto de desconfiança, embora não esteja claro se foi porque votaram contra ou porque não estavam na sala.

A maioria dos deputados do pró-Rússia Bloco Opositor abandonou a sala antes da votação. De qualquer forma, apenas 100 deputados se pronunciaram contra a moção de censura, praticamente todos da Frente Popular, que conta com 80 parlamentares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos