Argentina e Brasil pactuam projetos de infraestrutura para o transporte

Buenos Aires, 18 fev (EFE).- O ministro de Transporte da Argentina, Guillermo Dietrich, recebeu nesta quinta-feira o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Armando Monteiro, em um encontro no qual ambos concordaram em trabalhar em projetos estratégicos em matéria de infraestrutura.

Em comunicado, o Ministério de Transporte argentino detalhou que, entre os projetos tratados, "teve protagonismo o soterramento do trem Sarmiento", uma iniciativa relançada na terça-feira pelo governo argentino para construir um túnel subterrâneo em uma das principais linhas ferroviárias de Buenos Aires.

"O encontro de hoje e o compromisso assumido pelo Brasil constituem mais um passo que nos deixa mais perto de realizar esta obra postergada durante uma década", declarou Dietrich.

Monteiro reafirmou o compromisso da presidente Dilma Rousseff de conceder financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o comunicado da pasta argentina, a delegação brasileira também mostrou interesse em investir no "ambicioso plano de infraestrutura" do ministério liderado por Dietrich para os próximos anos.

Em relação ao transporte de cargas, ambos os países decidiram "estabelecer um âmbito institucionalizado" para levar adiante políticas em conjunto em matéria de logística.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos